INVENTARIO-SARAF2

INVENTÁRIO

PATRIMONIAL

INVENTÁRIO PATRIMONIAL

O inventário patrimonial realizado periodicamente garante a aderência entre o que está registrado contabilmente e o que  existe fisicamente.

Uma das principais áreas de atuação da SARAF se destaca pela integração entre corpo técnico especializado e a utilização de software próprio, coletor de dados para automatização do inventário físico (leitor de códigos de barras ou RFID), que permite maior credibilidade nas informações registradas em campo.

 

Conhecer os desafios nas diferentes rotinas da gestão de ativos em diversos segmentos do mercado e realizar todas as etapas do inventário com otimização do dimensionamento da equipe e planejamento das atividades aceleram os resultados e garantem credibilidade e segurança nas demonstrações contábeis.

 

A SARAF, busca constantemente agilidade e qualidade em todo o processo. É dentro desta perspectiva, que também disponibilizamos emissões de laudos por engenheiros devidamente inscritos no CREA e conforme padrões exigidos pela NBR/ABNT 14653 e suas partes, de acordo com as necessidades especificas do cliente e quando necessário, o acompanhamento de um consultor para saneamento da base e tratamento das sobras físicas e contábeis.

Veja abaixo algumas etapas que desenvolvemos para o inventário patrimonial da sua empresa:

  • Implantação do Controle Patrimonial

Levantamento das notas fiscais de aquisições  do ativo imobilizado para composição do cadastro individualizado de bens, classificação contábil, inventário físico com fixação de placas, conciliação, saneamento e fornecimento de dados necessários para a carga no sistema de controle patrimonial utilizado pelo cliente.

  • Reorganização Patrimonial

Inventário físico com fixação de placas , conciliação, saneamento e remodelação da base de ativos , tratando todas as contas do imobilizado e do ativo intangível, conforme determinação do escopo do projeto.

  • Integração da Manutenção com a Contabilidade – Gestão de Ativos Físicos

Inventário físico técnico com fixação de placas, criação ou atualização de so cadastro no sistema de manutenção (SGA), construindo a árvore lógica , conforme locais de instalação e sincronizando com os respectivos ativos imobilizados na base contábil, organizando a base de equipamentos para o planejamento de manutenção e/ou implantação de NBR ISO 55000 para a Gestão de Ativos da Manutenção.

  • Imobilização de Projetos de Investimentos

Inventário Físico realizado em plantas de construção ou expansão do processo produtivo, resultando em uma base de ativos com patrimônio individualizado dos itens para a correta imobilização e manutenção da Gestão Patrimonial.

  • Teste de Impairment (CPC 01)
  • Fusão ou Cisão de empresas
  • Avaliação de Ativos
  • Deemed Cost (Custo atribuído)
  • Revisão e Determinação de Nova de Vida Útil.
POR-QUE-COM-A-SARAF2

POR QUE FAZER O INVENTÁRIO

DA SUA EMPRESA COM A SARAF?

1. Aliamos tecnologia a uma equipe de profissionais de campo capacitada a utilizar coletores de dados com software próprio garantindo maior credibilidade nas informações

2. Integração do sistema de coleta de dados com o sistema de conciliação oferecendo uma combinação de agilidade e qualidade

3. A gestão do inventário é feita por quem conhece os desafios das rotinas da gestão de ativos em diversos segmentos de negócio

4. Acompanhamento de um consultor para saneamento da base e tratamento das sobras físicas e contábeis

EMISSÃO DE LAUDOS

Emissão de laudos por engenheiros devidamente inscritos no CREA e conforme padrões exigidos pela NBR/ABNT 14653 e suas partes, de acordo com as necessidades especificas do cliente.

case-INVENTARIO-SARAF

CASES

INVENTÁRIO PATRIMONIAL

CASE 1

INVENTÁRIO PARA REMODELAÇÃO PATRIMONIAL E INTEGRAÇÃO COM A BASE DA MANUTENÇÃO

O desafio deste projeto foi atender simultaneamente as necessidades da controladoria e da engenharia de manutenção, contemplando os ativos das contas de máquinas, equipamentos e edificações, com levantamento técnico detalhado dos equipamentos para alimentar o sistema de planejamento de manutenção e sincronizar com os respetivos imobilizados e remodelando da base patrimonial.

 

Dentre os negócios do cliente, o trabalho foi realizado em industrias, mineradoras, usinas hidrelétricas e centros de distribuição, totalizando 30 localidades em 6 estados Brasileiros.

 

RESULTADO:

  • 55.000 ativos inventariados
  • Remodelação patrimonial com cerca de 135.000 imobilizados tratados, totalizando R$ 13,6 Bi
  • Ajustes realizados nos módulos FIAA e PM do SAP, preparando as bases para a sincronização entre os módulos

CASE 2

INVENTÁRIO PARA IMOBILIZAÇÃO DE NOVA LINHA DE PRODUÇÃO

A necessidade do cliente foi o levantamento físico de todos os ativos da nova planta com fixação de placas patrimoniais, análise de todas as entradas fiscais e razão para a imobilização dos ativos com emissão de laudo de vida útil.

 

RESULTADO:

  • Cerca de 3.000 ativos inventariados em ambiente industrial e administrativo
  • Imobilização de R$ 230 MM
  • Preparação de dados para o preenchimento do bloco G do CIAP
  • Emissão de laudo de vida útil

ORÇAMENTO

SOLICITE UM ORÇAMENTO